_Perguntas frequentes

Abaixo você pode conferir as dúvidas mais frequentes:

O que é o evento?
Resposta: Preparadão Universia é um grande festival de educação, uma experiência fantástica que combina o que há de melhor na pedagogia com aprendizado e entretenimento no mesmo lugar. O festival será realizado no dia 30/10.
Como o patrocinador deve se credenciar?
Resposta: O patrocinador deve se credenciar para montagem, evento e desmontagem, conforme orientações abaixo:

Credenciamento de montagem:
Durante a semana de montagem, de 25/10 a 29/10, será necessário que todos os funcionários estejam credenciados. Para isso, o envio da planilha de credenciamento de equipe deverá ser entregue até o dia 19/10.
Não será permitida a entrada de pessoas que não estejam na listagem. Qualquer alteração deve ser informada com 24h de antecedência. Nesta listagem deve constar a descrição das pessoas que terão acesso às dependências do Ginásio do Ibirapuera para carga/descarga de materiais e prestadores de serviços diversos (técnicos, montadores, seguranças, limpeza etc.). Será necessário também o credenciamento dos carros que entrarão no ginásio durante a montagem e ficarão estacionados no bolsão destinado para esta finalidade, que será informado posteriormente.
Durante o período de desmontagem não será permitido o trânsito livre de carros na área externa do ginásio. Haverá um credenciamento especial para os veículos circularem nesta área.

Credenciamento para o evento:
Para os dias de evento, o formulário de CREDENCIAMENTO DO EVENTO (www.preparadao.universia.com.br/credenciamento) deve ser preenchido e respeitado.
Não será permita a entrada de pessoas que não estejam na listagem, sem exceções. Qualquer alteração deve ser informada com 48h de antecedência, impreterivelmente.
Após este prazo, nenhuma alteração será aceita.
A planilha de credenciamento deve ser enviada até o dia 19 DE OUTUBRO.
O número de credenciais será limitado por expositor, considerando a ativação e a necessidade de staffs que entendemos ser necessários, e será informada até cinco dias após o envio do projeto final.
Caso o expositor necessite de credenciais extras às estipuladas pela organizadora, deverá solicitar à mesma a quantidade desejada. A organizadora terá até cinco dias para avaliar se atenderá, ou não, a solicitação.
No dia do evento todos deverão passar pelo credenciamento geral do festival, que acontece na R. Manuel da Nóbrega, 1.267-1.331 - Paraíso - São Paulo/SP - 04001-001 – próximo ao PORTÃO 1E. ***Cada um deverá se credenciar pessoalmente portando documento válido com foto.
NÃO SERÁ ENTREGUE PULSEIRA DE SERVIÇO ANTECIPADA.
Quem estiver portando a pulseira de staff está proibido de consumir qualquer produto ou participar das ações que são destinados aos convidados. Caso isso não seja respeitado, o staff será convidado a se retirar e terá sua credencial confiscada.
No dia do evento não será permitida a entrada de carros.
Haverá uma cota de credenciais de carro por expositor, que dará acesso ao bolsão de estacionamento informado posteriormente.

Credenciamento para a desmontagem:
Durante a semana de desmontagem, de 31/10 a 01/11, será necessário que todos os funcionários estejam credenciados. Para isso, o envio da planilha de credenciamento de equipe deverá ser entregue até o dia 19/10.
Não será permitida a entrada de pessoas que não estejam na listagem. Qualquer alteração deve ser informada com 24h de antecedência. Nesta listagem deve constar a descrição das pessoas que terão acesso às dependências do Ginásio do Ibirapuera para carga/descarga de materiais e prestadores de serviços diversos (técnicos, montadores, seguranças, limpeza etc.). Será necessário também o credenciamento dos carros que entrarão no ginásio durante a montagem e ficarão estacionados no bolsão destinado para esta finalidade, que será informado posteriormente.
Durante o período de desmontagem não será permitido o trânsito livre de carros na área externa do ginásio. Haverá um credenciamento especial para os veículos circularem nesta área.
Qual a quantidade de credencias a que os patrocinadores terão direito?
Resposta: O patrocinador deve se credenciar para montagem, evento e desmontagem, conforme orientações abaixo: A planilha de credenciamento deve ser enviada até o dia 19 DE OUTUBRO.
O número de credenciais será limitado por expositor, considerando a ativação e a necessidade de staffs que entendemos ser necessários, e será informada até cinco dias após o envio do projeto final.
Qual o período de montagem do evento?
Resposta: O período de montagem será de 25 a 28 de outubro e deverá SEGUIR RIGOROSAMENTE A TABELA DE HORÁRIO abaixo:

PREPARADÃO UNIVERSIA 2018
HORÁRIO DE TRABALHO - PATROCINADORES/EXPOSITORES - MONTAGEM
DATA DIA HORÁRIO DE INÍCIO DOS TRABALHOS HORÁRIO DE TÉRMINO DOS TRABALHOS OPÇÃO DE TRABALHO (descarregar materiais)
25/out QUINTA 14h 20h 22h às 6h*
26/out SEXTA 8h 20h
27/out SÁBADO 8h 20h
28/out DOMINGO 8h 20h
29/out SEGUNDA VISTORIA E ENSAIO
30/out TERÇA PREPARAÇÃO UNIVERSIA
31/out QUARTA 8h 20h NÃO SE APLICA
01/nov QUINTA 8h 20h
Qual o período de desmontagem do evento?
Resposta: O período de desmontagem será imediatamente após o encerramento do evento e a evacuação do espaço. Todos devem seguir RIGOROSAMENTE A TABELA DE HORÁRIOS abaixo. Após os horários estabelecidos, não serão permitidas a entrada e a saída de materiais que não respeitem a tabela abaixo:

PREPARADÃO UNIVERSIA
HORÁRIO DE TRABALHO - PATROCINADORES/EXPOSITORES - DESMONTAGEM
DATA DIA HORÁRIO DE INÍCIO DOS TRABALHOS HORÁRIO DE TÉRMINO DOS TRABALHOS
30/out TERÇA 1H30 após o término do evento - Somente a retirada de materias pequenos e equapamentos/eletrônicos 22h
31/out QUARTA 8h 20h
01/nov QUINTA 8h 20h
Qual a documentação necessária para a montagem e desmontagem?
Resposta: Os documentos relacionados abaixo devem estar em poder do responsável pela ativação desde o início da montagem: 25 de outubro. SEM QUE TODA A DOCUMENTAÇÃO SEJA ENTREGUE, NÃO SERÁ LIBERADA A ENTRADA PARA QUALQUER TIPO DE MONTAGEM.
A Mill Ideas/Universia não é responsável pela conferência da documentação necessária, que, caso solicitada pelos órgãos responsáveis, deve ser apresentada de acordo com os elementos utilizados no projeto: DO FORNECEDOR DE ESTRUTURAS:
Atestado de estabilidade estrutural constando o número da ART ou RRT.
Memorial de cálculo estrutural.
Memorial descritivo do sistema estrutural.
ART do engenheiro responsável ou RRT do arquiteto responsável.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. Responsável ou CAU/BR do Arquiteto responsável.
Comprovante de pagamento bancário da ART ou RRT.

DO FORNECEDOR DE ESTRUTURA DE PALCOS:
Atestado de estabilidade estrutural constando o número da ART.
Memorial de cálculo estrutural que contempla o componente do vento.
Laudo de inflamabilidade das lonas das tendas ou laudo de instituto capacitado para avaliação material - tem que ser classe “I”.

ART DO ENGENHEIRO CIVIL RESPONSÁVEL:
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. Civil responsável.
Comprovante de pagamento bancário.

DO FORNECEDOR DE TENDAS:
Atestado de estabilidade estrutural constando o número da ART.
Memorial de cálculo estrutural que contempla o componente do vento.
Laudo de inflamabilidade das lonas das tendas, ou laudo de instituto capacitado para avaliação material – tem que ser classe “I”
ART do Engenheiro responsável.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. responsável.
Comprovante de pagamento bancário.

DO FORNECEDOR DE ELÉTRICA:
Projeto de elétrica provisória e aterramento.
Atestado de elétrica provisória constando o número da ART.
Atestado de aterramento das estruturas (NBR 5410/ABNT).
Atestado de para-raios (NBR 5419/ABNT).
ART do engenheiro elétrico responsável de elétrica e aterramento e para-raios.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. responsável.
Comprovante de pagamento bancário.

DO FORNECEDOR DE PAINÉIS DE LED:
Atestado de instalação do sistema elétrico dos painéis de led constando o número da ART.
Laudo técnico de instalação do sistema elétrico dos painéis de led.
ART do engenheiro elétrico responsável de elétrica e aterramento.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. responsável.
Comprovante de pagamento bancário.

DO FORNECEDOR DE SONORIZAÇÃO:
Atestado de conformidade das instalações elétricas provisórias.
ART do engenheiro elétrico responsável constando o número da ART.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. responsável.
Comprovante de pagamento bancário.

DO FORNEDEDOR DE ILUMINAÇÃO CÊNICA:
Atestado de conformidade das instalações elétricas provisórias de iluminação cênica constando o número da ART.
Memorial descritivo.
ART do engenheiro elétrico responsável.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. responsável.
Comprovante de pagamento bancário.

DO FORNECEDOR DE GERADOR:
Atestado de conformidade das instalações de grupo do gerador de energia elétrica constando o número da ART. ART do engenheiro elétrico responsável.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. responsável.
Comprovante de pagamento bancário.

DO FORNECEDOR DE CENOGRAFIA:
Projetos.
Memorial descritivo.
Atestado de estabilidade estrutural constando o número da ART.
Atestado de ignifugação (retardante de chamas).
ART do engenheiro ou a RRT do arquiteto responsável.
Xerox da carteira do CREA/SP do Eng. responsável.
Comprovante de pagamento bancário.
Quais as Normas Técnicas a serem utilizadas?
Resposta: NBR 7190 - Projetos de estrutura de madeira.
NBR ABNT 8800 - Projetos de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.
NBR 14762 - Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio.
NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações.
NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
NBR 13932 - Instalações internas de gás liquefeito de petróleo (GLP).
Projeto e execução. Decreto 56819/2011 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Instrução Técnica - IT 10 - Controle de materiais de acabamento e revestimento (Decreto 56.819/2011).
Normas regulamentadoras - NR 6 - equipamento de proteção individual - EPI Normas regulamentadoras - NR 7 - programa de controle médico de saúde ocupacional.
Normas regulamentadoras - NR 8 - edificações.
Normas regulamentadoras - NR 9 - programa de prevenção de riscos ambientais.
Normas regulamentadoras - NR 10 - segurança em instalações e serviços em eletricidade.
Normas regulamentadoras - NR 11 - transporte, movimentação, armazenagem e o manuseio de materiais.
Normas regulamentadoras - NR 17 - ergonomia.
Normas regulamentadoras - NR 19 - explosivos.
Normas regulamentadoras - NR 21 - trabalhos a céu aberto.
Normas regulamentadoras - NR 23 - proteção contra incêndios.
Normas regulamentadoras - NR 24 - condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.
Normas regulamentadoras - NR 26 - sinalização de segurança.
Normas regulamentadoras - NR 33 - segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.
Normas regulamentadoras - NR 35 - trabalho em altura
Será permitido descarregar material e/ou trabalhar durante a madrugada?
Resposta: Sim, desde que seja informado com antecedência de 48h a necessidade de descarregar materiais durante a madrugada, devido à proibição de circulação de caminhões dentro da cidade de São Paulo, e/ou trabalhar durante este horário.
O portão de acesso para a entrada e saída de materiais será o portão E3 (Av. Mal. Estênio Albuquerque Lima)
Qual o prazo limite para entrega de brindes e/ou materiais?
Resposta: Todo abastecimento de brindes/materiais nas áreas de ativação deve ser feito até o dia 29/10, impreterivelmente.
No dia do evento não será permitida a entrada de carros para abastecimento ou descarga de materiais, salvo alimentos ou itens perecíveis, que devem ser informados e liberados com antecedência de, pelo menos, 48h.
Será necessária emissão de NF para trânsito de entrada de materiais?
Resposta: Sim, seguindo as premissas abaixo:

Emitir nota fiscal de simples remessa, em nome do próprio expositor (estabelecimento remetente), constando o endereço: Ginásio do Ibirapuera - R. Manuel da Nóbrega, 1.267-1.331 - Paraíso - São Paulo/SP - 04001-001.
No cabeçalho da nota fiscal deverão estar preenchidos todos os dados (Razão Social da empresa, endereço, CNPJ e Inscrição Estadual) do próprio expositor (estabelecimento remetente). O mesmo se aplica para remessas efetuadas através de filiais.
1. A remessa de mercadorias, produtos etc., mesmo que de terceiros, deverá estar acobertada por nota fiscal. No corpo da nota fiscal deverão ser relacionadas todas as mercadorias, produtos etc., inclusive com seu valor real, bem como a seguinte expressão: “Estas mercadorias destinam-se à exposição no evento” - “Saída com isenção do ICMS, de acordo com o Artigo 33o, Anexo 1/2000”.
Será necessária emissão de NF para trânsito de retirada de materiais?
Resposta: Sim, seguindo as premissas abaixo:

1. Para o retorno, emitir nota fiscal de entrada, em seu próprio nome, mencionando o número, a data da nota fiscal que acobertou a remessa, fazendo constar a expressão: Retorno de exposição - “Retorno com isenção de ICMS - Artigo 33o, Anexo 1/2000“
2. No caso de estabelecimento industrial, deverá incluir ainda a expressão abaixo: - “Retorno com suspensão do IPI, de acordo com o Artigo 42° - Inciso II do RIPI/02.”
Haverá fiscalização de órgãos competentes durante o evento, incluindo montagem e desmontagem?
Resposta: O Ministério do Trabalho, no sentido de normatizar as diferentes formas de contratação de mão de obra, tem realizado diligências com equipes de fiscais no recinto de realização do evento para orientação e fiscalização.
Providências necessárias para a contratação de mão de obra temporária, bem como os documentos trabalhistas, devem permanecer com o responsável para apresentação à fiscalização, obedecendo ao disposto no Artigo 443, parágrafos 1° e 2°, letras A e B da Consolidação das Leis do Trabalho, que regula a contratação de mão de obra temporária.
Informamos que haverá inspeção de todas as empresas presentes no evento, pelo CREA SP ou CAU/SP, checando as documentações relativas ao evento, onde deverá também constar o nome e o número do profissional que atuará (anualmente) como responsável técnico pelas empresas em questão. Em caso de não haver, as empresas serão autuadas e terão que apresentar em cinco dias o registro do responsável técnico pela empresa.
Cada empresa terceirizada deverá manter um gestor durante todo o evento, a fim de esclarecer a toda e qualquer indagação de eventuais fiscalizações, além de fornecer os documentos que devem permanecer à disposição da fiscalização trabalhista, conforme lista abaixo:

1. Empregados da empresa expositora:
- Cópia da ficha de registro de empregados destacados para trabalhar no local do evento.
- Seguro de vida obrigatório para todos.

2. Empregados de empresas de prestação de serviços a terceiros:
- Contrato de prestação de serviços assinado.
- Cópia da ficha de registro de empregados ou cartão de identificação tipo crachá, contendo nome completo, função, data de admissão e número do PIS/PASEP.

3. Trabalhadores temporários:
- Contrato celebrado com a empresa de cessão de mão de obra temporária e relação dos trabalhadores que prestam serviços nesta condição.
- Registro da empresa de cessão de mão de obra no Ministério do Trabalho.

4. Autônomos:
- Contrato celebrado com o autônomo.
- Cópia da inscrição do autônomo junto à Prefeitura e ao INSS.
Haverá espaço para armazenagem de brindes e/ou produtos?
Resposta: O expositor patrocinador que necessitar de espaço para armazenar produtos e/ou brindes (após aprovado pela Mill Ideas/Universia), deve informar até o dia 19/10 pelo e-mail patricia.lucy@animarte.com.br.
Será disponibilizado um contêiner/sala onde o expositor patrocinador poderá usar para estoque. Será entregue uma chave que será de total responsabilidade do expositor. Qualquer objeto ou material esquecido no depósito também será de responsabilidade do expositor (não serão disponibilizados contêineres/salas para expositores apoiadores).

O espaço que será disponibilizado não estará na área de público (fácil acesso). Por isso, caso seja necessária armazenagem de materiais para uso constante, deve-se considerar um espaço dentro da metragem estipulada pela organizadora, junto ao estande e/ou área de ativação.
Haverá uma sala e/ou espaço disponível para patrocinador?
Resposta: Todos os materiais devem conter nota fiscal e/ou de simples remessa.
A liberação de entrada nas dependências do Ginásio do Ibirapuera e o início da montagem estão vinculados à apresentação de toda a documentação exigida pela organização e legislação vigente.
A equipe de produção acompanhará a execução da montagem e poderá solicitar alterações, se julgar que sejam importantes para a segurança do evento.
O transporte e a instalação dos materiais até o estande e/ou ativação, são de responsabilidade do expositor, de acordo com as condições aqui estipuladas. A organização do evento não fornecerá carrinhos, carregadores, equipe de segurança, limpeza ou qualquer outro material. Esta e outras contratações poderão ser feitas através da agência Animarte que faz a gestão dos fornecedores homologados.
Todas as sobras de materiais reutilizáveis, ou não, assim como máquinas e equipamentos de montagem, deverão ser retirados da área do evento pelo fornecedor contratado para a montagem/desmontagem até as 08h do dia 29/10 e 20h do dia 01/11, respectivamente.
Obrigatório o uso de EPI, vide lei NR6.
Haverá vistoria do Corpo de Bombeiros?
Resposta: No dia 29/10 haverá vistoria dos bombeiros para a liberação do alvará do evento. Para isso, todos os espaços devem estar 100% prontos e equipados com extintores de incêndio e sinalização respectiva, bombeiros civis no local, placas de sinalização (proibido fumar, saída de emergência, etc.), bem como toda a documentação necessária, para que seja apresentada caso solicitado.
É possível para o patrocinador realizar ativação durante o evento?
Resposta: Sim, é possível, desde que sejam respeitadas as premissas:

  • Os projetos de ativação, estrutura e/ou distribuição de brindes no evento deve-rão ser enviados ao atendimento da Animarte até o dia 05/10/2018. Contando com ajustes e imprevistos, o projeto final deve ser aprovado pela Mill Ideas/Universia até o dia 8 de outubro de 2018.
  • Caso haja distribuição de brindes pré-aprovados em conjunto com o kit oficial do evento, o material deverá ser entregue impreterivelmente no dia 26/10/2018 no portão 1E - R. Manuel da Nóbrega, 1.267/1.331 - Paraíso - São Paulo/SP - 04001-001, aos cuidados de Patricia lucy - Animarte - E-mail: patricia.lucy@animarte.com.br - Fone: 11 99529-5271
  • As áreas de implantação de ativações TERÃO LIMITES MÁXIMOS QUE DEVERÃO SER RIGOROSAMENTE RESPEITADOS. São vetados blimps, intervenções e outros. (*Estruturas inclusas nos espaços deverão ser consultadas antecipadamente junto à Animarte). Envie e-mail para patricia.lucy@animarte.com.br. Após a análise da Animarte, a mesma deverá solicitar aprovação à Mill Ideas através do e-mail cat.michelin@millideas.com.br, pois será necessário verificar junto ao engenheiro civil e de segurança.
Qual o tamanho do espaço a ser disponibilizado para o patrocinador?
Resposta: Para expositores patrocinadores:
• Limite máximo de 100 m², com até 3 m de altura até o ponto mais alto do estande. Lembrando que não serão permitidas elevações de piso onde o terreno é nivelado acima de 0,10 cm, considerando sempre o ponto zero.

Para expositores apoiadores:
• Limite máximo de 25 m2, com até 3 m de altura até o ponto mais alto do estande.
Lembrando que não serão permitidas elevações de piso onde o terreno é nivelado acima de 0,10 cm, considerando sempre o ponto zero.

Pisos de áreas de expositores e patrocinadores/apoiadores:
• Em áreas onde o desnível é acima de 0,10 cm, será necessária a utilização de sistema de piso, piso modular de ferro e macaquinho.

Importante: Não será permitida a construção de pisos em sistema de poleias de madeira e/ou pallets.
Haverá limpeza no evento?
Resposta: A organizadora contará com uma equipe especializada para a limpeza das áreas comuns (corredores de circulação, sanitários etc.) sob sua responsabilidade. A prestação de serviços de limpeza adicional poderá ser solicitada conforme necessidade. A contratação do fornecedor de limpeza do estande ou da área de ativação do expositor deve ser de responsabilidade do mesmo (consultar fornecedor homologado e exclusivo).
Haverá sanitários no evento?
Resposta: No evento Preparadão Universia haverá banheiros com água corrente, além de químicos masculinos, femininos e para deficientes físicos, distribuídos em todas as áreas, que estarão à disposição dos expositores e do público. Não poderão ser utilizados para limpeza de materiais utilizados em estandes.
Haverá segurança no evento?
Resposta: A organizadora manterá o serviço de segurança, 24 horas por dia, durante todo o período de montagem, realização e desmontagem do evento. As equipes de segurança serão responsáveis pelos acessos das áreas de circulação e áreas comuns da exposição. A contratação do fornecedor de segurança do estande e/ou área de ativação de cada expositor é de responsabilidade do mesmo (consultar fornecedor homologado e exclusivo).

Sugerimos cada expositor ter segurança 24h em seu espaço, tanto durante o período de montagem, quanto no dia do evento.
Solicitamos que o expositor providencie seguro de seu estande contra quaisquer tipos de riscos. A organizadora não se responsabiliza pelo conteúdo e equipamentos dos espaços.
Haverá carregadores no evento?
Resposta: A organizadora contará com uma equipe especializada durante todo o período de montagem, realização e desmontagem do evento, porém, é de responsabilidade do expositor a contratação de carregadores para auxílio na montagem e desmontagem do espaço, se for necessário (consultar fornecedor homologado e exclusivo).
Haverá brigada de incêndio no evento?
Resposta: A organizadora manterá a equipe de bombeiros própria durante todo o período necessário para atender ao evento. O local dispõe de equipamentos, extintores e hidrantes para atender às áreas de circulação do evento (consultar fornecedor homologado e exclusivo).

Os expositores deverão contratar equipamentos/extintores compatíveis com os produtos e/ou materiais expostos para sua área de ativação e bombeiros civis. Deverá ainda posicionar extintores em locais visíveis, de fácil acesso e sinalizados, respeitando as Normas Técnicas da ABNT: www.abnt.org.br

Todos os expositores deverão trabalhar com a empresa credenciada do evento.

TODA ATIVAÇÃO DEVE CONTAR COM EXTINTORES DE INCÊNDIO. INCLUSIVE DURANTE A MONTAGEM/DESMONTAGEM.

É PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE GLP (GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO) EM TODAS AS ÁREAS DO EVENTO.

É obrigatória a instalação de um equipamento de extintor (disponibilizando tripé de apoio e sinalização vertical conforme norma) para cada 25 m2 de área e de tipo (CO2, H2O, PQS...), compatível com os materiais expostos e utilizados na construção do espaço conforme legislação vigente.
Haverá ambulatório no evento?
Resposta: O Serviço de Assistência Médica de Pronto-Atendimento estará em operação em datas e horários compatíveis com os períodos de montagem, realização e desmontagem do evento.
É necessário contratar seguro para o evento?
Resposta: Os espaços, bens, produtos e pessoal a serviço dos expositores não estão cobertos por seguro, cuja responsabilidade é exclusiva dos expositores.
Para iniciar os trabalhos de instalação e montagem, os fornecedores e expositores do evento Preparadão Universia devem enviar o comprovante da contratação do Seguro de Responsabilidade Civil, aos cuidados de: cat.michelin@millideas.com.br / patricia.lucy@animarte.com.br.

É obrigatória a contratação de seguro para o evento, com vigência a partir do primeiro dia de montagem até o fim da desmontagem. O certificado ou apólice de seguro deve apresentar evidência da contratação de Seguro de Responsabilidade Civil Geral (promoção de eventos artísticos, esportivos, educacionais e similares) não inferior a um limite de R$ 500.000 (convertido pelo dólar PTAX, divulgado pelo Banco Central do Brasil).
Que tipo de seguro o patrocinador deverá contratar?
Resposta: Para expositores patrocinadores até 100m², o Seguro de Responsabilidade Civil Geral deverá ter menção expressa às coberturas de:
Instalação e montagem: (mínimo de R$ 1.000.000).
Reclamações decorrentes do fornecimento de comestíveis e/ou alimentos e bebidas, quando aplicável: (mínimo de R$ 1.000.000).
Responsabilidade civil cruzada: (mínimo de R$ 1.000.000).
Responsabilidade civil do empregador: (mínimo de R$ 1.000.000).
Danos morais: (mínimo de R$ 1.000.000).
Responsabilidade civil de parques de diversões, zoológicos, circos, quando aplicável: (mínimo de R$ 1.000.000).
Acidentes pessoais de staff: R$ 100.000,00. (despesas médicas e hospitalares).
Para expositores apoiadores até 25m², o Seguro de Responsabilidade Civil Geral deverá ter menção expressa às coberturas de:
Instalação e montagem: (mínimo de R$ 100.000).
Reclamações decorrentes do fornecimento de comestíveis e/ou alimentos e bebidas, quando aplicável: (mínimo de R$ 100.000).
Responsabilidade civil cruzada: (mínimo de R$ 100.000).
Responsabilidade civil do empregador: (mínimo R$ 100.000).
Danos morais: (mínimo de R$ 100.000).
Responsabilidade civil de parques de diversões, zoológicos, circos, quando aplicável: (mínimo de R$ 100.000). Acidentes pessoais de staff: R$ 100.000,00. (despesas médicas e hospitalares).
Para fornecedores de brinquedos, o seguro de responsabilidade civil geral deverá ter menção expressa às coberturas de:
Instalação e montagem: (mínimo de R$ 1.000.000).
Responsabilidade civil cruzada: (mínimo de R$ 1.000.000).
Responsabilidade civil do empregador: (mínimo de R$ 1.000.000).
Danos morais: (mínimo de R$ 1.000.000).

Responsabilidade civil de parques de diversões, zoológicos e circos: (mínimo de R$ 1.000.000).
Mill Ideas e Universia devem ser nomeados como segurados adicionais e evidenciados no certificado ou apólice de seguro que deverá ser assinado pela seguradora.
Deverá conter menção expressa que a intenção de cancelamento do seguro por parte dos expositores, deverá ser comunicada à Mill Ideas, à Universia e à Animarte com a antecedência de no mínimo dois dias úteis ao cancelamento. Não será permitido o início das atividades de instalação e montagem sem o envio prévio da comprovação da contratação deste seguro.
A organizadora reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar o certificado de seguro.
Falha para atender a estes requisitos resultará na não autorização para operar durante o evento.
O patrocinador poderá contratar uma empresa terceira para realizar ativação e/ou ação promocional no local do evento?
Resposta: Para realizar os serviços de uma agência especializada em criações, ações promocionais e eventos, recomendamos a Animarte. Você tem total liberdade para contratar outra agência de sua preferência.
Há uma relação de fornecedores exclusivos para o evento?
Resposta: O evento possui alguns fornecedores exclusivos que devem ser respeitados.
Não serão permitidos outros fornecedores para executar os serviços relacionados abaixo.
Toda solicitação deverá ser feita através do contato: patricia.lucy@animarte.com.br

• MONTADORA E CENOGRAFIA
• COBERTURAS E ESTRUTURAS
• PISOS ELEVADOS
• ELÉTRICA E HIDRÁULICA
• GRUPOS GERADORES
• EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS
• MOBILIÁRIO
• COMUNICAÇÃO
• CARREGADORES E LIMPEZA
• BRIGADA DE INCÊNCIO
• SEGURANÇAS
• PROMOTORAS
• PROVEDORES DE SERVIÇOS DE INTERNET
O expositor pode dividir o espaço contratado?
Resposta: O expositor não poderá transferir, total ou parcialmente, quaisquer direitos ou responsabilidades assumidos com relação à metragem de seu espaço no Preparadão Universia 2018, nem sublocar ou ceder qualquer parcela ou o total da área que lhe for cedida. Também não poderá desenvolver qualquer tipo de ação paralela, sem o prévio conhecimento e autorização da organizadora.
O patrocinador poderá promover marca de parceiro que não seja participante oficial do evento?
Resposta: São absolutamente vetadas a exposição e publicidade, direta ou indireta de quaisquer produtos de marcas e empresas não participantes. A participação de parceiros nos espaços reservados aos expositores ou em ações que utilizem o nome do evento deverá ter a aprovação da Animarte / Mill Ideas.